- Identificação dos pontos de estrangulamento antes de ocorrerem;
- Definição de metas e objetivos atuantes como padrões de referência para avaliar desempenhos subsequente;
- Comunicação dos planos da administração a toda organização;
- Coordenação das atividades da organização inteira, integrando os planos de suas várias partes.
O exercício orçamentário pode ter a validade de um ano, isto é, um exercício fiscal. Este exercício pode ser dividido em trimestres e os trimestres em meses. Este enfoque facilita o feedback e reavaliações dos dados orçamentários ao longo do período.
Para projetar um plano orçamentário, é necessário tomar como base a projeção do planejamento anual das vendas, para assim determinar o orçamento de produção, de mão de obra direta e ao final obtermos o orçamento de caixa. Utilizando todas as informações, fazemos o balanço projetado.
É interessante observar que as projeções devem ser realistas e alcançáveis, nada de projeções inviáveis, isto causaria uma baixo estima nos administradores e não um sentimento de busca para alcançar os objetivos. Importante observar que cada administrador de área específica, deve fazer sua própria projeção. Uma projeção imposta pela alta cúpula da empresa, poderia fugir das projeções ideais. Esses relatórios ao final de cada período é levado, analisado e modificado pela alta cúpula da empresa conforme necessidade.