![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6ef7WUkSUW37Kxq05nVF4ZjtQlVkFEwBvXJCz7xInIK1kvfRM18G8s_6IjxIYy3h_itPcq1Gl653rLW6yirn9hO8wvl9OjAs0C35ag2Bn3SRHmxq4pELzgNGlAX-5wVfv0Th0puGIs54/s320/pre%C3%A7o.jpg)
Alguns meses atrás eu estava almoçando em uma boa churrascaria próxima a minha casa, e algum tempo depois descobri conversando com uma amiga que esta churrascaria havia sido fechada. O motivo afirmado por ela (ela conhecia o dono) foi dívidas. O dono não conseguiu honrar seus compromissos com os fornecedores e outros necessários para a sobrevivência da empresa. Fiquei de boca aberta, pois a churrascaria tinha uma bela estrutura, um ótimo atendimento e a comida era muito boa. Logo pensei, será que esta empresa tinha um bom consultor, ou no mínimo um bom contador? acho que não, se tivesse não tinha ido a falência.
Considero primordial nos tempos atuais o uso da formação de preço em todos os seguimentos empresariais, seja prestação de serviços, comércio e principalmente onde é mais utilizado nas industrias. Um bom administrador não deve se basear "somente" na pesquisa e avaliação do preço utilizado no mercado. Tá certo que muitas empresas se baseiam no preço que o mercado está oferecendo, mas é muito importante que a formação de preço seja no "mínimo" utilizada como parte do gerenciamento da empresa. Trabalhar sem um apoio desses é como dar uma arma a um cego e pedir que ele acerte o alvo. Na verdade ele nunca irá acertar sem que alguém o ajude, correto?
Então pergunto: Que ferramenta poderei usar para formar preço?
Para chegar ao preço a ser praticado, muitas vezes pode-se empregar o mark-up ( do inglês marca acima ), índice que, aplicado sobre os gastos de determinado bem ou serviço, permite a obtenção do preço de venda. O mark-up pode ser empregado de diferentes formas: sobre o custo variável, sobre os gastos variáveis e sobre os gastos integrais.
Soma-se os valores expressos em percentuais que influenciam no processo de formação de preços. São eles:
- % Pis / Cofins;
- % ICMS;
- % Comissões;
- % Despesas da administração / financeiras;
- % Despesas fixas de vendas;
- % Custos indiretos de fabricação;
- % Lucro.
Assim aplicamos as taxas nas seguintes fórmulas:
Mark-up multiplicador: 1/1-soma taxa percentual
ou
Mark-up divisor: (1- soma taxas percentuais.)
O resultado do mark-up multiplicamos pelo custo do produto. Assim chegamos ao preço final do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário