BLOG destinado a levar informações referente a análises do mundo corporativo, de negócios e de investimentos. Simples, fácil e prático em linguagem esclarecedora a todos. OBS: TEMPORARIAMENTE FORA DE BRASÍLIA A TRABALHO E ESTUDO. SÓ VOLTAREI A POSTAR EM DEZEMBRO.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Multiplicando seus ativos
sábado, 25 de setembro de 2010
O novo valor de mercado da Bovespa
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Cortando custos na empresa e no lar
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Descobrindo o fluxo de caixa de financiamento dos bancos sem a HP 12c
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Descobrindo fluxos de caixa de seus investimentos usando a HP 12C
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Taxas Bancárias
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
"Sustentabilidade"
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
A Regra do 72
Como calcular fluxos de caixas anuais?
sábado, 14 de agosto de 2010
Empresas Verticais x Empresas Horizontais
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Analisando um Título de Risco
Ganho esperado / Custo
sábado, 31 de julho de 2010
NPV ( Valor Presente Líquido )
OBS: veja outra explicação sobre NPV na página "videos".
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Analisando um Investimento
sábado, 24 de julho de 2010
Análise Sistêmica Empresarial
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZGN3q6l9w2PnCCgAhq31ChfYiUNXhRKs__ee5U6BV492N554O6DWlYysLZ3YrefawJ8Ato0zEiDO4nTSzwn8l0NGQzW4JckI5wGC7iIP8eJLT85C7DyjS9VzhhdTcwrOUnQ4T1PXlask/s320/indices-de-inflacao-indicadores.jpg)
- Quer investir em ações e não se sente seguro?
- Quer financiar um empréstimo a determinada empresa e ter margem de segurança que foi um bom negócio?
Bom, nada é 100% seguro, pode haver alterações substanciais em um relatório gerencial, manipulado para determinados fins. Porém, se as informações forem fidedignas e houver uma mão de obra capacitada para o serviço, as avaliações com base nos relatórios também serão.
Na realidade atual, exitem inúmeros índices para todos os fins desejáveis, cabe ao analista aproveitar o que melhor irá expor a situação a ser analisada.
- Gostaria de saber quanto vale no mercado a empresa que pretende investir?
R: Uso um índice chamado Capitalização de Mercado: Ações em circulação x Valor das ações.
OU
- Gostaria de saber a capacidade de uma empresa agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos?
R: Uso o ROE ou Return on Equity (Retorno sobre o patrimônio). Ele irá me indicar o percentual de retorno que obtive sobre o total do meu patrimônio. Calcula-se: Lucro Líquido / Patrimônio Líquido. Quanto maior o número, melhor o investimento.
Vejamos alguns índices:
ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Os Indicadores tradicionais de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa.
LIQUIDEZ CORRENTE:
Mostra quanto possui de direitos/investimentos circulantes para cobrir obrigações de curto prazo. Quanto maior o índice, mais alta a capacidade de financiar as necessidades de capital de giro. Adequado MAIOR que 1 ou 100.
Ativo Circulante / Passivo Circulante
LIQUIDEZ IMEDIATA:
Expressa a fração de reais que a empresa dispõe de imediato para saldar cada R$ 1,00 de suas dívidas. Adequado MAIOR que 1 ou 100.
Caixa / Passivo Circulante
LIQUIDEZ GERAL:
Mostra a capacidade de liquidação das obrigações com terceiros, utilizando direitos de curto e longo prazo. Adequado MAIOR que 1 ou 100.
Ativo Circulante + RLP / Passivo Circulante + ELP
LIQUIDEZ SECA:
Mostra a capacidade de liquidação das obrigações circulantes, utilizando direitos circulantes de maior liquidez – estoques. É o ativo que representa maior risco. OBS: não entra despesas antecipadas no AC. Adequação MAIOR que 1 ou 100.
AC – Estoques / Passivo Circulante
CAPITAL DE GIRO PRÓPRIO (ÍNDICE DE VALOR MONETÁRIO):
Mostra a existência de capital próprio financiando as necessidades circulantes. Muito utilizado. Adequado MAIOR que 1 ou 100.
Patrimônio Líquido / Ativo Permanente + RLP
Não postarei todos os índices aqui, são muitos e cada analista tem o índice que precisa. A cada dia mais índices surgem, que possibilitam uma nova análise no mercado. Espero ter ajudado ou ao menos esclarecido sobre o assunto.
sábado, 26 de junho de 2010
Orçamento
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicgRyguAWDVZUPhZdkAVfLn3Rj1Cs2v1OMarbFa5HFw0MEK6cv5VemlHtdwIE3yBN1Z5UJrlYb9iGr3x8CSP7XbN_UZRFDc6_qV_IdMDiSszMTG4h-m8MC3bNd_JIRb9Q_3l7MADa7sEA/s320/orcamento.jpg)
- Identificação dos pontos de estrangulamento antes de ocorrerem;
- Definição de metas e objetivos atuantes como padrões de referência para avaliar desempenhos subsequente;
- Comunicação dos planos da administração a toda organização;
- Coordenação das atividades da organização inteira, integrando os planos de suas várias partes.
O exercício orçamentário pode ter a validade de um ano, isto é, um exercício fiscal. Este exercício pode ser dividido em trimestres e os trimestres em meses. Este enfoque facilita o feedback e reavaliações dos dados orçamentários ao longo do período.
Para projetar um plano orçamentário, é necessário tomar como base a projeção do planejamento anual das vendas, para assim determinar o orçamento de produção, de mão de obra direta e ao final obtermos o orçamento de caixa. Utilizando todas as informações, fazemos o balanço projetado.
É interessante observar que as projeções devem ser realistas e alcançáveis, nada de projeções inviáveis, isto causaria uma baixo estima nos administradores e não um sentimento de busca para alcançar os objetivos. Importante observar que cada administrador de área específica, deve fazer sua própria projeção. Uma projeção imposta pela alta cúpula da empresa, poderia fugir das projeções ideais. Esses relatórios ao final de cada período é levado, analisado e modificado pela alta cúpula da empresa conforme necessidade.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Gerenciamento Baseado em Evidências
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYVz_FhZcnQrZ23pQ5Lq46FKOxyMFK3dHTX89_FTnNwngQz1XLoaJX_cz593l7KN_SwXJPj23GXzETfI7DEC1zCkVQIfNesG6tAEAcUj9B7MSCQYGzf9LKlGmNQcgdHhTZTZBnaZ3seB4/s320/pic_gerenciamento.jpg)
Os criadores colocam em prática a idéia de que os líderes, tem suas decisões fundamentadas em várias coisas, menos em fatos. Eles propõe deixar de lado a crença e a sabedoria convencional e agir somente de acordo com os fatos. Deve-se começar a usar dados qualitativos, especialmente experiências de campo para testar suposições. Também avaliar idéias corretamente utilizadas, desvendando as suposições que sustentam a política, a prática ou a intervensão proposta e confrontando essas suposições com a sabedoria e a experiência coletiva para ver se são coerentes.
Isto é, todo sistema gerencial a ser implantado na empresa, deve passar por testes substanciais antes de sua implementação, seja através de dados, pesquisa de campo ou outras formas de pesquisa, para saber se o resultado final poderá ser alcançado.
Para se chegar aos dados é preciso familiarizar-se com questões analíticas e lógicas para se tornar um consumidor mais sofisticado e bem informado em relação às idéias e às pesquisas no campo da administração. Para isso, é fundamental prestar muita atenção aos problemas apresentados, à lógica e à inferência razoavelmente óbvias depois de identificadas, que mascaram grande parte do que é tido como pesquisa de negócios.
Abaixo a idéia do gerenciamento baseado em evidências:
- Trate as idéias antigas como idéias antigas, isto é, aperfeiçoe-as e use-as;
- Desconfie de idéias e estudos revolucionários;
- Comemore e desenvolva o brilhantismo coletivo em vez de gênios e gurus solitários;
- Analise as vantagens e desvantagens;
- Use uma bordagem neutra e imparcial em relação a ideologia e teorias.
Mas todo este resultado só pode ser válido através do trabalho em sintonia de todo o grupo. A tarefa do líder ao longo de sua tragetória é mostrar curiosidade e promovê-la para que todos na empresa estejam sempre desenvolvendo novas habilidades, atenham-se à melhor lógica e às melhores práticas e apliquem seu conhecimento para ajudar a organização a mudar para melhor.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Formação de Preço
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6ef7WUkSUW37Kxq05nVF4ZjtQlVkFEwBvXJCz7xInIK1kvfRM18G8s_6IjxIYy3h_itPcq1Gl653rLW6yirn9hO8wvl9OjAs0C35ag2Bn3SRHmxq4pELzgNGlAX-5wVfv0Th0puGIs54/s320/pre%C3%A7o.jpg)
Considero primordial nos tempos atuais o uso da formação de preço em todos os seguimentos empresariais, seja prestação de serviços, comércio e principalmente onde é mais utilizado nas industrias. Um bom administrador não deve se basear "somente" na pesquisa e avaliação do preço utilizado no mercado. Tá certo que muitas empresas se baseiam no preço que o mercado está oferecendo, mas é muito importante que a formação de preço seja no "mínimo" utilizada como parte do gerenciamento da empresa. Trabalhar sem um apoio desses é como dar uma arma a um cego e pedir que ele acerte o alvo. Na verdade ele nunca irá acertar sem que alguém o ajude, correto?
Então pergunto: Que ferramenta poderei usar para formar preço?
Para chegar ao preço a ser praticado, muitas vezes pode-se empregar o mark-up ( do inglês marca acima ), índice que, aplicado sobre os gastos de determinado bem ou serviço, permite a obtenção do preço de venda. O mark-up pode ser empregado de diferentes formas: sobre o custo variável, sobre os gastos variáveis e sobre os gastos integrais.
Soma-se os valores expressos em percentuais que influenciam no processo de formação de preços. São eles:
- % Pis / Cofins;
- % ICMS;
- % Comissões;
- % Despesas da administração / financeiras;
- % Despesas fixas de vendas;
- % Custos indiretos de fabricação;
- % Lucro.
Assim aplicamos as taxas nas seguintes fórmulas:
Mark-up multiplicador: 1/1-soma taxa percentual
ou
Mark-up divisor: (1- soma taxas percentuais.)
O resultado do mark-up multiplicamos pelo custo do produto. Assim chegamos ao preço final do produto.
sábado, 15 de maio de 2010
Alavancagem Operacional
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYPrtMkCrWzfHgl8uGcZoo2ZeRZDnPbC2Lm5zM7MhyphenhyphenwMVoIBTZ0qwQ5yrowLzl-txkG_WWcfldS7xoiMNclWCzr010P3B5IfXrDyQFKcdhJzMJJJtHNAvpVaTnCX6ek_VmwLc7ADU2l6E/s320/gao.jpg)
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Missão, Visão e Valores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAPj8tPJgNlU36S0SJea1U_3SJA6hqN2INqz2Nqq6uAdXvLP-M5t6UZNkUbeh390JvM2x5KNRTnmNpRW0vHalp9tsJWGanH-LURe9sifIQq5sMqIn7kb5ZpxPYpPfjxVd11wp9w4H826s/s320/imagem_valores.jpg)
terça-feira, 23 de março de 2010
A logística na empresa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWyrG7oroxoC4O7es7UvHWJOdgMlzDm3ii3Z7UVfTPujkf5DNjqEp8Dno5mTSe_jMuLQDFyzjjuZ2pUcXxfAMFQUzGg9DAtq9s6cVb1h4tXVV5MWEQ-scuWjmIc1Gdb6vrsoLVDaA0TK0/s320/logistica_integrada.gif)
- Como estou treinando meus empregados para atender meus clientes?
- Estou levando quanto tempo desde o recebimento do pedido até a entrega do produto final ao cliente?
- Faço algum tipo de pesquisa de satisfação com meus clientes depois da entrega do produto final?
Bom, acredito que estas três perguntas a si mesmo, se respondidas com sinceridade e na busca da melhoria onde o processo não está indo bem, pode promover futuramente uma significativa parcela de mercado (Market Share). O que quero dizer é que, quando um cliente se sente bem pelo tratamento e a atenção que lhe é dada, o retorno é que outras pessoas também se interessem em conhecer o serviço oferecido, aumentando a carteira de clientes e trazendo um diferencial para a concorrência no mercado.
Na década de 20, quando houve a grande crise da bolsa de Nova York em 1929, vimos que as empresas pouco ou nada importavam com este tipo de trabalho, apenas jogavam seus produtos no mercado e pronto. Mas hoje estamos em um cenário completamente diferente e os clientes querem mais, querem algo que crie um diferencial para que eles aprovem. Como dizem, o melhor marketing é aquele passado de boca em boca, e isto conta muito. Não só trazer clientes novos, mas segurá-los também, e é isto o que a logística deveria trazer nos dias atuais, a qualidade dos serviços.
Agora pergunto: Será que você está interessado nas mudanças, em arriscar mais para um melhor resultado? ou está tão seguro de si e de que tudo vai bem que não sai do mesmo lugar há tempos e nem percebe.
Lembre-se: Riscos grandes envolvem grandes retornos.
E como minha mãe dizia quando eu era menor: "Quem não arrisca também não petisca". Lembre-se disso !
domingo, 21 de março de 2010
A contabilidade como instrumento de análise
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj06JVmndrR4i2b1MLbnq9QbWc0Vsy8oo-hcIo7j1OKoqLgumljwGe-BBuUlu8dyICkE0JxTpQT6MmxNP60fp0nGJDRy4ozb6O4rq84AV5_t1hx7ITO0wGI7a6vOvgn-1wYYYRhx-IdyQ4/s320/contabilidade.jpg)
Devemos nos adaptar a esta mudança o mais rápido possível, como se diz: TIME IS MONEY !!!
O que quero mostrar é que a contabilidade vai muito além da "mera" contabilidade de nossos antepassados e que precisamos disseminar este fato, principalmente para agregar "valor" a classe. Não estou dizendo que a contabilidade financeira é menos importante que a gerencial, até mesmo pelo fato de serem casadas. Acredito que se andarem sempre juntas e com o máximo de precisão, unidas em um único objetivo comum e informações fidedignas, agregaremos um imenso valor a azienda.
Como vimos, a contabilidade tem um valor imensurável para "TODAS" (sem exceção) as empresas e devemos ultiliza-la da MAIOR e MELHOR forma possível, convertendo este trabalho em rentabilidade futura.
sexta-feira, 19 de março de 2010
O que é uma consultoria empresarial ?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh492U-RaAvaol89WIAnZ7Sshvk-3BkICVrbE07Il1ZHX9MQF-nRetrF5ZUI5vY3_6oR_v5eqS2RDxqchTrkXl_Z8rAtAf1cysvxy5tRurCT_BbgQ08fwgIPfGJvw4l7jJZANRC7T-OZMo/s320/consultoria.jpg)