sábado, 24 de julho de 2010

Análise Sistêmica Empresarial



Esta é a parte que mais gosto na área de consultoria. Por quê? Assim como existem ferramentas no ramo da medicina capazes de identificar várias doenças e métodos para assegurar sua saúde e prevenção, assim também existem fórmulas extremamente eficazes que aplicadas em conjunto, podem avaliar a real situação financeira de qualquer empresa.
  • Quer investir em ações e não se sente seguro?

  • Quer financiar um empréstimo a determinada empresa e ter margem de segurança que foi um bom negócio?

Bom, nada é 100% seguro, pode haver alterações substanciais em um relatório gerencial, manipulado para determinados fins. Porém, se as informações forem fidedignas e houver uma mão de obra capacitada para o serviço, as avaliações com base nos relatórios também serão.

Na realidade atual, exitem inúmeros índices para todos os fins desejáveis, cabe ao analista aproveitar o que melhor irá expor a situação a ser analisada.

  • Gostaria de saber quanto vale no mercado a empresa que pretende investir?

R: Uso um índice chamado Capitalização de Mercado: Ações em circulação x Valor das ações.

OU

  • Gostaria de saber a capacidade de uma empresa agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos?

R: Uso o ROE ou Return on Equity (Retorno sobre o patrimônio). Ele irá me indicar o percentual de retorno que obtive sobre o total do meu patrimônio. Calcula-se: Lucro Líquido / Patrimônio Líquido. Quanto maior o número, melhor o investimento.

Vejamos alguns índices:

ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Os Indicadores tradicionais de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa.


LIQUIDEZ CORRENTE:

Mostra quanto possui de direitos/investimentos circulantes para cobrir obrigações de curto prazo. Quanto maior o índice, mais alta a capacidade de financiar as necessidades de capital de giro. Adequado MAIOR que 1 ou 100.

Ativo Circulante / Passivo Circulante


LIQUIDEZ IMEDIATA:

Expressa a fração de reais que a empresa dispõe de imediato para saldar cada R$ 1,00 de suas dívidas. Adequado MAIOR que 1 ou 100.

Caixa / Passivo Circulante


LIQUIDEZ GERAL:

Mostra a capacidade de liquidação das obrigações com terceiros, utilizando direitos de curto e longo prazo. Adequado MAIOR que 1 ou 100.

Ativo Circulante + RLP / Passivo Circulante + ELP


LIQUIDEZ SECA:

Mostra a capacidade de liquidação das obrigações circulantes, utilizando direitos circulantes de maior liquidez – estoques. É o ativo que representa maior risco. OBS: não entra despesas antecipadas no AC. Adequação MAIOR que 1 ou 100.

AC – Estoques / Passivo Circulante


CAPITAL DE GIRO PRÓPRIO (ÍNDICE DE VALOR MONETÁRIO):

Mostra a existência de capital próprio financiando as necessidades circulantes. Muito utilizado. Adequado MAIOR que 1 ou 100.

Patrimônio Líquido / Ativo Permanente + RLP


Não postarei todos os índices aqui, são muitos e cada analista tem o índice que precisa. A cada dia mais índices surgem, que possibilitam uma nova análise no mercado. Espero ter ajudado ou ao menos esclarecido sobre o assunto.


Nenhum comentário: