segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como calcular fluxos de caixas anuais?





Fiquei um tempinho sem postar, mas enfim estou de volta... Tem semana que realmente, por mais que eu queira não dá... Muito trabalho, estudo... Mas hoje gostaria de ensinar a todos que acompanham meu Blog a fazer uma simples conta para descobrir fluxos de caixas futuros anuais...

Se você fosse usar a seguinte fórmula: FV: C x (1+r) n (elevado a "n" períodos) iria despender tempo, pois teria que calcular todos os fluxos usando a fórmula... Imagina um fluxo de caixa com 60 anos??? Daria muito trabalho, correto?

Bom, vamos então usar um atalho para isso... Vamos ao exemplo:

Aplicarei todos os anos em uma poupança que rende anualmente 6%, o valor de $ 10.000,00 durante 40 anos para tirar longas férias quando me aposentar...

Resolução:

Usaremos a seguinte fórmula para achar o valor que irei receber no final da aplicação.

FV: C x 1/r ((1+r)n -1)

Assim teremos:

FV: 10.000,00 x 1/0,06 ((1,06)40 - 1)
FV: 10.000,00 x 154,86
FV: $ 1.548.600,00

Assim teremos um valor a receber daqui a 40 anos de $ 1.548.600,00.

FV: Valor Futuro
C: Fluxo de caixa
r: Taxa de juros
n: Períodos

Nenhum comentário: