segunda-feira, 31 de maio de 2010

Formação de Preço




Alguns meses atrás eu estava almoçando em uma boa churrascaria próxima a minha casa, e algum tempo depois descobri conversando com uma amiga que esta churrascaria havia sido fechada. O motivo afirmado por ela (ela conhecia o dono) foi dívidas. O dono não conseguiu honrar seus compromissos com os fornecedores e outros necessários para a sobrevivência da empresa. Fiquei de boca aberta, pois a churrascaria tinha uma bela estrutura, um ótimo atendimento e a comida era muito boa. Logo pensei, será que esta empresa tinha um bom consultor, ou no mínimo um bom contador? acho que não, se tivesse não tinha ido a falência.

Considero primordial nos tempos atuais o uso da formação de preço em todos os seguimentos empresariais, seja prestação de serviços, comércio e principalmente onde é mais utilizado nas industrias. Um bom administrador não deve se basear "somente" na pesquisa e avaliação do preço utilizado no mercado. Tá certo que muitas empresas se baseiam no preço que o mercado está oferecendo, mas é muito importante que a formação de preço seja no "mínimo" utilizada como parte do gerenciamento da empresa. Trabalhar sem um apoio desses é como dar uma arma a um cego e pedir que ele acerte o alvo. Na verdade ele nunca irá acertar sem que alguém o ajude, correto?

Então pergunto: Que ferramenta poderei usar para formar preço?

Para chegar ao preço a ser praticado, muitas vezes pode-se empregar o mark-up ( do inglês marca acima ), índice que, aplicado sobre os gastos de determinado bem ou serviço, permite a obtenção do preço de venda. O mark-up pode ser empregado de diferentes formas: sobre o custo variável, sobre os gastos variáveis e sobre os gastos integrais.

Soma-se os valores expressos em percentuais que influenciam no processo de formação de preços. São eles:


  • % Pis / Cofins;

  • % ICMS;

  • % Comissões;

  • % Despesas da administração / financeiras;

  • % Despesas fixas de vendas;

  • % Custos indiretos de fabricação;

  • % Lucro.

Assim aplicamos as taxas nas seguintes fórmulas:

Mark-up multiplicador: 1/1-soma taxa percentual

ou

Mark-up divisor: (1- soma taxas percentuais.)

O resultado do mark-up multiplicamos pelo custo do produto. Assim chegamos ao preço final do produto.




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