quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gerenciamento Baseado em Evidências



O gerenciamento baseado em evidências foi criado por Jefrey Pfeffer e Robert Sutton e origina-se da premissa de usar melhor e de forma mais plena e lógica os fatos, o que permite aos líderes realizar melhor o seu trabalho.

Os criadores colocam em prática a idéia de que os líderes, tem suas decisões fundamentadas em várias coisas, menos em fatos. Eles propõe deixar de lado a crença e a sabedoria convencional e agir somente de acordo com os fatos. Deve-se começar a usar dados qualitativos, especialmente experiências de campo para testar suposições. Também avaliar idéias corretamente utilizadas, desvendando as suposições que sustentam a política, a prática ou a intervensão proposta e confrontando essas suposições com a sabedoria e a experiência coletiva para ver se são coerentes.

Isto é, todo sistema gerencial a ser implantado na empresa, deve passar por testes substanciais antes de sua implementação, seja através de dados, pesquisa de campo ou outras formas de pesquisa, para saber se o resultado final poderá ser alcançado.

Para se chegar aos dados é preciso familiarizar-se com questões analíticas e lógicas para se tornar um consumidor mais sofisticado e bem informado em relação às idéias e às pesquisas no campo da administração. Para isso, é fundamental prestar muita atenção aos problemas apresentados, à lógica e à inferência razoavelmente óbvias depois de identificadas, que mascaram grande parte do que é tido como pesquisa de negócios.

Abaixo a idéia do gerenciamento baseado em evidências:

  • Trate as idéias antigas como idéias antigas, isto é, aperfeiçoe-as e use-as;

  • Desconfie de idéias e estudos revolucionários;

  • Comemore e desenvolva o brilhantismo coletivo em vez de gênios e gurus solitários;

  • Analise as vantagens e desvantagens;

  • Use uma bordagem neutra e imparcial em relação a ideologia e teorias.

Mas todo este resultado só pode ser válido através do trabalho em sintonia de todo o grupo. A tarefa do líder ao longo de sua tragetória é mostrar curiosidade e promovê-la para que todos na empresa estejam sempre desenvolvendo novas habilidades, atenham-se à melhor lógica e às melhores práticas e apliquem seu conhecimento para ajudar a organização a mudar para melhor.

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